NEMATELMINTOS:
No filo dos nematelmintos ou nematoides estão os vermes cilíndricos. São animais de águas salgadas, doces e terrestres. Alguns são de vida livre e outros são parasitas de vertebrados e usando invertebrados como hospedeiros intermediários (usados somente para desenvolvimento, não causando doença).


Estrutura corporal:

Nematelmintos têm corpo cilíndrico, não tem flagelos ou cílios, tem o corpo coberto por cutícula produzida pela hipoderme. Os músculos se contraem somente longitudinalmente. Os órgãos estão mergulhados na pseudocele que auxilia no sistema hidrostático.

Sistema digestivo: 
Os nematoides de vida livre se alimentam de bactérias, fungos, algas, plantas (causando danos à agricultura).

Sistema excretor:

Por não ter cílios, os nematoides não possuem órgãos excretores. Sendo assim, a excreção é feita por glândulas que se abrem em um poro excretor. A principal excreta desses animais é a amônia.

Sistema digestivo:

A boca é o órgão de entrada do sistema digestivo, seguindo pela faringe, intestino não muscular, reto e termina no ânus.

Sistema respiratório:

Nematoides parasitas fazem respiração anaeróbica, porém suas larvas, geralmente de vida livre, fazem respiração aeróbica.

Sistema nervoso:

O sistema nervoso é centralizado em volta da faringe constituído de um anel nervoso e gânglios. Também possuem um cordão nervoso dorsal e um ventral. Em volta da cabeça e na cauda há diversas papilas sensoriais. Anfídios é um complexo de órgãos nervosos dos animais de vida livre que abrem em cada lado da cabeça pelos poros anfidiais. Nos parasitas há os fasmídios que tem, praticamente, a mesma função dos anfídios.


Sistema reprodutor:

Os nematoides são animais dioicos com os machos sendo menores que as fêmeas. Os órgãos copulatórios estão localizados na parte posterior de seus corpos. A fertilização é interna e o desenvolvimento dos animais de vida livre é direto (sai um juvenil do ovo), já os animais parasitas têm desenvolvimento indireto (sai uma larva do ovo) passando, neste caso, pelo interior de outros animais até completarem o desenvolvimento no adulto, os hospedeiros.
Algumas espécies dos nematoides são muito conhecidas por serem parasitas de humanos e animais causando graves doenças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog